Farmacovigilância
O que é?
É a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos, para garantir que os benefícios do seu uso sejam maiores que os riscos por eles causados.
Evento adverso?
É qualquer ocorrência médica indesejável relacionada ao uso de medicamento, sem que necessariamente exista relação causal com o tratamento, podendo ser qualquer sinal desfavorável e não intencional, sintoma ou doença temporalmente associado ao uso.
Reação Adversa Ao Medicamento
Reação adversa é toda reação prejudicial ou indesejável, não intencional, que se apresenta após a administração de um medicamento. Esse medicamento deve ter sido administrado em doses utilizadas habitualmente para prevenção, diagnóstico ou tratamento de uma doença ou para modificar uma função biológica.
A Reação Adversa Ao Medicamento (RAM0 é considerada, assim, um tipo de evento adverso.
Erro de Medicação
Os erros de medicação, é qualquer evento evitável que possa causar ou levar a uso inapropriado de medicamentos, ou causar dano a um paciente, enquanto a medicação está sob o controle dos profissionais de saúde, pacientes ou consumidores, envolvendo o uso não intencional, com finalidade terapêutica, podendo ou não ter prescrição. Esse evento pode estar relacionado com a prática profissional, os produtos para a saúde, procedimentos e sistemas, incluindo prescrição, orientações verbais, rotulagem, embalagem e nomenclatura de produtos industrializados e manipulados, dispensação, distribuição, administração, educação, monitoramento e uso. O erro de medicação pode ocasionar um evento adverso ao paciente.
Importância da Farmacovigilância
São questões relevantes para a farmacovigilância, portanto: reações adversas a medicamentos, eventos adversos causados por desvios da qualidade de medicamentos, inefetividade terapêutica, erros de medicação, uso de medicamentos para indicações não aprovadas no registro, uso abusivo, intoxicações e interações medicamentosas.
Através do sistema de farmacovigilância a VMG FARMACÊUTICA é capaz de identificar possíveis problemas relacionados ao uso de medicamentos de forma efetiva e oportuna, a fim de prevenir ou minimizar eventuais danos à saúde.
Estas medidas em conjunto, tem como metas o uso racional e seguro de medicamentos; o gerenciamento, comunicação dos riscos e benefícios dos fármacos no mercado e informação aos profissionais de saúde e pacientes.
Reporte eventos adversos
Algum de nossos medicamentos gerou um evento adverso, suspeita de reação adversa medicamentosa (RAM) ou inefetividade terapêutica?
Preencha o formulário abaixo com o máximo de informações possíveis sobre o relato.